INCLUSÃO SOCIAL EM PAUTA

Programação educativa promovida pela Chacur & Chacur para 2019 quer ampliar o conhecimento de profissionais e estudantes que focam na pessoa com autismo e outras deficiências

 

 

I Simpósio Sobre Autismo em
Santos (SP)

 

 

Desde abril de 2014, quando se mudou para a cidade de Santos (SP), Ana Paula Chacur não imaginava a reviravolta que teria no seu cotidiano profissional e pessoal. Formada em edificações, paisagismo e design, Chacur interrompeu o curso de arquitetura e urbanismo para se dedicar aos filhos Helena e Antônio, diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Desde então, passou a estudar sobre TEA e a vivenciar questões associadas a essa e outras deficiências em várias áreas, incluindo educação e saúde. Hoje, é gestora de educação e diversidade na Chacur & Chacur – Educação e Diversidade, que há cinco anos organiza palestras, seminários, simpósios, audiências públicas e eventos focados na pessoa com deficiência.

Em 19 de janeiro de 2019, a instituição iniciará o primeiro curso livre sobre autismo “Diretrizes Clínicas / Educacionais para TEA” na Baixada Santista, sobre coordenação do médico psiquiatra especialista na infância e adolescência, Doutor Francisco Batista Assumpção, graduado em Medicina pela Fundação do ABC, com mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica – PUC), pós-doutorado pela Universidade de Londres e livre docência pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

INFORMAÇÃO E APRENDIZAGEM

O curso será dividido em oito módulos, voltado para profissionais das áreas de educação e saúde, assistência social e estudantes de áreas específicas. Abordará temas como: desenvolvimento da criança e do adolescente com TEA, suas jornadas de dependência até a possibilidade de vida autônoma, a importância do diagnóstico, do estabelecimento de um prognóstico, do projeto terapêutico e pedagógico para cada indivíduo, entre outros assuntos relevantes.

O primeiro módulo do curso será apresentado pelo próprio doutor Assumpção. Intitulado “TEA, introdução, critérios diagnósticos, DSM e CID”, o módulo terá o seguinte conteúdo: aspectos históricos, mudanças no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais; Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde; comorbidades presentes; diagnóstico diferencial e psiquiatria no acompanhamento do tratamento na infância, na adolescência e na vida adulta.

Fonte: Revista D+ Número 24

Menu