Aplicadores ABA 2022
A atuação de uma equipe que trabalha baseada nos princípios da ciência Análise do Comportamento em casos de pessoas com transtorno do espectro autista, atraso de linguagem e atraso intelectual inicia-se com avaliações específicas da área para identificar os comportamentos em excesso e disfuncionais que precisam ser reduzidos e comportamentos deficitários e necessários que precisam ser ensinados.
Quem atua nesta área, precisa conhecer os princípios básicos derivados da Análise do Comportamento e a maneira de aplicar os procedimentos derivados desses princípios para construir o repertório de uma criança, adolescente ou adulto.
Horário
27/07 – Quarta-Feira : Das 9h ás 18h – Presencial
28/07 – Quinta-Feira: Das 9h ás 18h – Presencial
29/07 – Sexta-Feira: Das 9h ás 18h – Presencial
30/07 – Sábado: Das 9h ás 18h – Presencial
31/07 – Domingo: Das 9h ás 18h – Presencial
Investimento
Lote 1 até 15/07/2022
- R$ 1.965,00 em 10x s/ juros
- R$ 1.720,00 à vista
- R$ 1.550,00 à vista para grupo de 3 pessoas
Válido até o dia 01/07/2022
Lote 2: a partir de 16/07/2022 até 25/07/2022
- R$ 2.230,00
Válido até 25/07/2022 ou encerramento das inscrições
Condições de pagamento:
- Desconto para pagamento à vista, somente transferência (TED) em conta ou pix.
- Parcelamento para inscrições individuais através do Pag Seguro.
- Descontos para grupos de 3 pessoas: pagamento à vista, somente transferência (TED) em conta ou pix.
Objetivo
Este curso é estrategicamente pensado em profissionais que têm interesse em conhecer um pouco da teoria e da prática de ABA com autista, indivíduos com atraso de linguagem, e atraso intelectual. O profissional aprenderá a fazer manejo comportamental em diversas situações e contextos a fim de reduzir ou eliminar comportamentos inadequados, instalar comportamentos adequados e a programar o ensino de repertórios importantes e da fala e da linguagem complexa para este público
Público Alvo
Profissionais da Educação, Saúde, Estudantes de áreas específicas do tema e Familiares.
Certificado
40 horas no total pelos Instituto Abacare
Local – Auditório APM (Associação Paulista de Medicina Santos)
Avenida Ana Costa, 388
Gonzaga – Santos/SP
(Clique no endereço para usar o GPS)
Professoras e Professor Convidado
Profa. Me. Dafne Fidelis
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) – CRP: 06/138250. Diretora do Instituto Abacare. É mestre pelo Departamento de Psicologia da Universidade Federal (UFSCar). É docente e colaboradora do Instituto LAHMIEI Autismo UFSCar.
Tem experiência na área de educação especial, clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise do Comportamento Aplicada, Transtorno do Espectro Autista, atrasos no desenvolvimento. ⠀
Profa. Dra. Giovana Escobal
Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2001-2004). É especialista em análise do comportamento aplicada ao autismo: Avanços no tratamento e pesquisa.
Possui Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2005-2007), doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2007-2010). Pós-doutora em Psicologia, com bolsa FAPESP (2010/11201-9). É Diretora do Instituto Abacare e professora de Educação Especial na Prefeitura Municipal de São Carlos.
É Editora Associada da International Journal of Behavior Analysis and Autism Spectrum Disorders (IJOBAS). Atuou em disciplinas da graduação e pós-graduação, co-orientou informalmente pesquisas de vários dos demais membros do laboratório e foi orientadora credenciada pela FAPESP para bolsas de Iniciação Científica. Realizou estágio de pesquisa no exterior na University of Kansas, Lawrence, sob supervisão de Richard Saunders durante o mestrado e realizou estágio de doutoramento sanduíche no Departamento de Psicologia da Universidade da California, campus San Diego, com orientação do Prof. Dr. Edmund Fantino e da Profa. Dra. Stephanie Stolarz-Fantino.
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise do Comportamento, deficiência intelectual, autismo, tomada de decisão econômica, escolha, preferência, autodeterminação, controle ambiental e preparação para o trabalho, além de ensino de habilidades acadêmicas e redução de comportamentos inadequados e disfuncionais.
Realiza consultoria em ABA para crianças, adolescentes e adultos com TEA e/ou atrasos no desenvolvimento intelectual e/ou de linguagem, além de realizar capacitação de profissionais e familiares e realizar consultorias no país todo.
Convidado Prof. Dr. Celso Goyos
Professor Associado Nível 4 do Departamento de Psicologia da UFSCar. Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975), Mestrado em Applied Behavior Analysis/Psychology – Western Michigan University (1978), Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1986).
Estágios de pós-doutorado na Universidade do País de Gales – Reino Unido, Universidade de Kansas e na Universidade da California – San Diego. Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu: Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo: Avanços no Tratamento e Pesquisa da UFSCar, atua como orientador de mestrado e doutorado credenciado nos programas de Psicologia e Educação Especial da UFSCar.
Coordenador da Escola São Paulo de Ciência Avançada: Autismo e do Instituto LAHMIEI – Autismo. Editor-chefe da International Journal of Behavior Analysis Applied to Autism Syndrome Disorders (IJOBAS), e membro do corpo editorial do European Journal of Behavior Analysis e The Analysis of Verbal Behavior.
Atua nas áreas de Análise do Comportamento Aplicada ao autismo e a indivíduos com atraso no desenvolvimento intelectual e verbal e a processos de tomada de decisão. Bolsista produtividade até 2014 e consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CAPES, e FAPESP.
Programação do curso
1º e 2 º dia:
- Pré-requisitos para o desenvolvimento da fala.
- Contato visual.
- Imitação motora.
- Relação de identidade.
- Discriminação auditiva. Ecoico.
- Rede de relações – equivalência de estímulos.
Extremamente interessante, pois é possível executar com os participantes as avaliações, os protocolos de ensino e manejos.
3º ao 5º dia:
- Retomando princípios da análise do comportamento aplicada.
- O que é o comportamento. Tríplice contingência.
- Análise funcional dos comportamentos inadequados.
Bibliografia recomendada:
Avaliação do repertorio inicial da criança (Goyos, C. 2018).
ABA: Ensino da fala para pessoas com autismo. 1 ed -São Paulo: Edicon.
Eliminação de barreiras. Protocolos importantes para manejo e ensino.