III Jornada sobre Aprendizagem e Autismo na Baixada Santista 2025

Dra. Carolina Quedas (Unicamp/SP)
Pós Doutora em Avaliação Psicomotora no TEA pela Unicamp. Doutora e Mestre em distúrbios do desenvolvimento pelo Mackenzie, Pós-graduação de Análise do Comportamento Aplicada pelo CBI of Miami, Pós-graduada em Psicomotricidade pela Faculdade São Luiz e Pós-graduada em Educação física adaptada para populações especiais pela FEFISA. Graduada em Fisioterapia pela Uninove, Educação física pela UNICID e Pedagogia Pela Sumaré. Certificação Internacional do Modelo ESDM (Early Start Denver Model) pelo Instituto MIND da Universidade da Califórnia (EUA). Idealizadora do Projeto TEA em Movimento e Autora do ebook Avaliação e Estratégias de Intervenção Motora no TEA e Coautora do Livro Autismo ao longo da vida. CEO e Diretora Clínica da TEAtonella.

Dra. Karen Baldin (Unicamp/SP)
Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Teresópolis, realizou Residência Médica em Pediatria no Hospital Municipal Infantil Menino Jesus e em Neurologia Infantil pela UNICAMP, onde também se especializou em Neurofisiologia Clínica. Pós-graduada em Psiquiatria Infantil pela Pós-FG e capacitada em Desenvolvimento Humano pelo IPq-USP/SP. Títulos de Especialista em Pediatria, Neurologia Infantil e Neurofisiologia Clínica, é também Membro da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil e da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica. Com sólida formação, prática clínica e mais de 7 mil pacientes atendidos, a Dra. Karen atua na sua clínica particular na cidade de Santos/SP, é chefe da equipe de neurologia infantil de hospitais de referência no litoral de São Paulo, Guilherme Álvaro, Santa Casa de Santos e Complexo Hospitalar Irmã Dulce, coautora de vários livros no área, palestrante e também capacita e mentora médicos para diagnosticar e tratar o TEA e outros transtornos o neurodesenvolvimento de forma assertiva e transformadora, impactando positivamente a vida de pacientes e famílias.

Me. Maria Paula Raphael (UVM/RJ)
Mestranda em Gerontologia. Especialista em Fonoaudiologia Hospitalar, Especialista e Psicopedagogia. Fonoaudióloga pela UVM. Coordenadora do curso de Pós-graduação em Gerontologia AVM Faculdade Integrada/Cândido Mendes. Docente na ABRAZ RJ (Associação de Alzheimer do Rio de Janeiro). Aprimoramento em Disfagia (NEFEG) e Especialização em eletrofonoterapia, laserterapia e Kinesio Taping. Socioterapeuta e Sociopsicomotricista Ramain Thiers. Supervisora na Formação Ramain Thies a Sociopsicomotricidade. Docente na Pós Graduação Hospitalar da UVA; Docente na Faculdade Censupeg Brinquedista pela HUPE (Hospital Pedro Ernest ). Atuando em consultório particular e atendimentos domiciliares e hospitalar. Coautora do TRATADO DE PSICOMOTRICIDADE 2025.

Me. Claudia M. Nunes (UNIRIO/RJ)
Saúde Mental na Escola: como estamos diante das mudanças sociais e da inclusivas? Mestre em Educação (Novas Tecnologias) pela UNIRIO. Especialista em Docência do Ensino Superior; em Tecnologia Educacional; em Neurociência Pedagógica; em Psicopedagogia; e em Gerontologia, todas pelas Faculdades Integradas VEZ DO MESTRE (AVM/UCAM). Graduação em LETRAS pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Graduanda em Psicologia pela Universidade Estácio. Conteudista e tutora a distância na disciplina NEUROEDUCAÇÃO da UNYLEYA Educacional. Conteudista e tutora em diferentes disciplinas e cursos do CBI OF MIAMI. Professora do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC) em Língua Portuguesa/Literatura/Produção Textual (Ensino Médio. Autora do livro “MENTES FORA DO LUGAR COMUM: Uma volta pelo mundo das habilidades socioemocionais na educação básica” (WAK editora, 2019). Participa em dois livros: “QUE CÉREBRO É ESSE QUE CHEGOU Á ESCOLA?” (WAK, 2012); e ‘JOGOS COGNITIVOS: um olhar multidisciplinar’ (WAK, 2018). Palestrante em diferentes áreas de práticas educativas, tecnologias e neurociência pedagógica.

Dra. Graciela Pignatari (USP/SP)
Graduada em Biologia, Mestrado e Doutorado em Biologia Molecular (UNIFESP). Estágio de durante o doutoramento no Mount Sinai School of Medicine (Nova York/EUA) na área de Farmacologia. Integrante da idealização da ONG “Projeto A Fada do Dente”, a primeira ONG de pesquisa científica de Autismo no Brasil. Pós-doutorado pela FMVZ- USP com o projeto intitulado “Constituição de um Banco Nacional de Células-Tronco de Pluripotência Induzida Paciente-Específico (Autismo e Síndrome de Rett)”. É sócio fundadora da Startup TISMOO. Coordenadora de Cursos no Grupo Gradual e MSL na SPL Pharma.

Dra. Carolina Padovani (IPUSP-SP)
Pós-doutorado em Ciências pelo Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Doutora e mestre em Ciências pelo Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Especialista em Neuropsicologia pelo Centro de Estudos Psico – Cirúrgicos do Hospital das Clínicas Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (CEPSIC-HC-FMUSP). Psicóloga, bacharel e licenciada pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP).

Me. Rita Thompson (UFRJ)
Presidente da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade – SBP, membro da ABENEPI – Associação de Neurologia e Psiquiatria Infantil – Capítulo Rio de Janeiro; Membro da SOPERJ – Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro; Mestre em Educação; Graduada em Pedagogia e em Psicomotricidade; Pós-graduada em Psicomotricidade GAE-ISRP Paris e em Psicopedagogia; Docente na Universidade Estácio de Sá; Coordenadora do atendimento a crianças com TEA, TDAH e Deficiência Intelectual no Instituto de Pesquisas Neuropsiquiátricas SUAV; e autora de diversos artigos científicos (em livros de psicomotricidade, Neuropsicologia, Neuroeducação e educação). Organizou junto a outros autores a primeira edição do TRATADO DE PSICOMOTRICIDADE lançado esse ano de 2025.

Dra. Giovana Escobal (UFSCar/SP)
Possui Doutorado e Mestrado em Educação Especial pela UFSCar. Pós-doutora em Psicologia, com bolsa FAPESP (2010/11201-9). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É especialista em análise do comportamento aplicada ao autismo: Avanços no tratamento e pesquisa. É Diretora do Instituto Abacare e professora de Educação Especial na Prefeitura Municipal de São Carlos. É Editora Associada da International Journal of Behavior Analysis and Autism Spectrum Disorders (IJOBAS). Atuou em disciplinas da graduação e pós-graduação, co-orientou informalmente pesquisas de vários dos demais membros do laboratório e foi orientadora credenciada pela FAPESP para bolsas de Iniciação Científica. Realizou estágio de pesquisa no exterior na University of Kansas, Lawrence, sob supervisão de Richard Saunders durante o mestrado e realizou estágio de doutoramento sanduíche no Departamento de Psicologia da Universidade da California, campus San Diego, com orientação do prof. Dr. Edmund Fantino e da Profa. Dra. Stephanie Stolarz-Fantino. CEO e Diretora Clínica do Instituto Abacare.

Me. Dafne Fidélis (UFSCar/SP)
Possui Mestrado em Psicologia pelo Departamento de Psicologia da Universidade Federal (UFSCar). É graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Diretora do Instituto Abacare. É docente e colaboradora do Instituto LAHMIEI Autismo UFSCar. Tem experiência na área de educação especial, clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise do Comportamento Aplicada, Transtorno do Espectro Autista, atrasos no desenvolvimento. Sócia Fundadora do Instituto Abacare.

Esp. Stephani Alvarez Gimenez (UFSCar/SP)
Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Moura Lacerda, pós-graduada em Psicopedagoga Clinica e Institucional (Faculdade Metropolitana) e especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Atrasos de Desenvolvimento Intelectual e de Linguagem (LAHMIEI – UFSCar). Atua como supervisora escolar, domiciliar e clínica no Instituto Abacare de Ribeirão Preto – SP.

Esp. Michelle Costa Beato (UFSCar/SP)
Psicopedagoga clínica. Atuou como supervisora escolar no Instituto ABAcare. Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Estácio/Uniseb, com aprimoramento em Psicopedagogia Clínica (HC FMRP – USP), pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Centro Universitário Barão de Mauá) e especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Atrasos de Desenvolvimento Intelectual e de Linguagem (LAHMIEI – UFSCar).

Me. Mariana Coimbra Ziotti – (UFSCAr/SP)
Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo- FFCLRP- USP (2018). Possui Mestrado em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade de São Carlos- PPGEEs UFSCar (2021), com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Atrasos do Desenvolvimento Intelectual e de Linguagem LAHMIEI- UFSCar (2023). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, principalmente nos seguintes temas: Pedagogia Hospitalar, Atendimento Pedagógico Domiciliar, Inclusão Escolar e Autismo. Atua como terapeuta ABA e supervisora clínica e escolar no Instituto Abacare.

Dra. Marta Relvas (UES/RJ)
É Professora de Biologia, Neuroanatomia, Psicofisiologia, Licenciada em Pedagogia. Pesquisadora na área de Neurociência Aplicada à Aprendizagem Cognitiva e Emocional no Desenvolvimento Humano. Doutora em Educação. Dra e Ms. em Psicanálise, Neurocientista da Aprendizagem, Psicopedagoga Institucional e Clínica, Neuropsicopedagoga, Esp em Psicologia Escolar, Esp em Neuropsicologia, Especialista em Fisiologia Humana, Bioética Aplicada, Neuropsicomotricidade, Didática do Ensino Superior, Esp em Terapia Educacional Ocupacional. Profa do Instituto de Educação Médica – IDOMED, e da graduação e pós-graduação da Universidade Estácio de Sá (UES). Membro Efetiva da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento, Conselho Regional de Biologia – RJ e Vice-presidente da ABPp RJ, gestão 2023 – 2025. Tem Certificação no Program Aproch Study em Reggio Emília na Itália e Title the Education of Neuroscience – Eramus Europa, Portugal. Autora dos livros da WAk Editora, RJ, da Qualconsoante Editora, Portugal, e da Editora do Brasil, SP. Cidade de Residência – Rio de Janeiro

Me. Tatiana Takeda (PUC/GO)
Advogada atuante em Direito de Família, Direito Educacional, Direito à Saúde e Direitos da Pessoa com Deficiência. Graduada e Pós-graduada em Direito pela PUC- GO. Mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento, pós-graduada em Direito Educacional, Ensino Estruturado para Autistas, Direito da Criança, Juventude e Idoso, e outras áreas do Direitos. Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/GO (2022/2024) e Membro da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência junto ao Conselho Federal da OAB (2019/2025). Autora/coautora de livros, ebooks, artigos científicos e cartilhas, entre eles os livros “Theo: Poucas Palavras e Muitos Sentimento” e “Autismo: Legislação e Jurisprudência”. Administradora do “Direito e Inclusão”. Mãe do Theo Luiz e da Ana Teresa.

Me. Elyse Matos (UFPR/PR)
Doutoranda em Educação pela UFPR. Mestre em Direito Francês, Europeu e do Comércio Internacional pela Universite Sorbonne (Paris II); especialista em direito financeiro e tributários pela Universidade Sorbonne (Paris II). Advogada. Certificada em Inovação pela Stanford University. Membro consultivo da Comissão de Direito da Pessoa com Deficiência do Conselho Federal da OAB. Fundadora do Instituto Ico Project responsável pela implantação, no Brasil, do programa de Treinamento de pais da Organização Mundial da Saúde, dentro do SUS de Curitiba. Membro da coordenação do movimento Capricha na Inclusão.

Esp. Tarita Inoue (USP/SP)
Garduada em Fisioterapeuta, é Psicomotricista sócio titular pela associação brasileira de psicomotricidade, especialista em Fisioterapia Cardiovascular pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, especialista em Fisioterapia em Pneumologia pela Universidade Federal de São Paulo e especialista em Fisioterapia em Neuropediatria pela Physiocursos. Professora do curso de pós-graduação de Neuropediatria do Instituto Beta Saúde. Certificação Internacional em Integração Sensorial módulos I e IV pela WPS e Universidade do Sul da Califórnia. Curso técnico em Análise aplicada do Comportamento (Registered Behavior Technician). Fisioterapeuta por 12 anos do centro de reabilitação do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (FFMUSP). Membro do Grupo SPECTRUM Fisioterapia em TEA. CEO e Diretora da Clínica Tarita Inoue.

Me. Maria Elisa Fonseca (UFSCar/SP)
Mestre em Educação Especial pela UFSCAR. TEACCH Advanced Consultant pel UNC/USA. Graduada em Psicologia e Analista do Comportamento pelo LAHMIEI/UFSCAR. Diretora do Grupo MEF- Maria Elisa Fonseca. Diretora científica da Plataforma 4TEA Educacional e Supervisora de atendimentos em autismo na APAE Pirassununga/SP. Autora do livro: Vejo E Aprendo Fundamentos Do Programa Teacch O Ensino Estruturado para Pessoas Com Autismo.

Esp. Daniela Freitas (Brasília/DF)
Engenheira de Redes de Comunicação – UnB (Universidade de Brasília), Analista do Comportamento – IEPS. Pesquisadora em Neurociências e Mãe do Aquiles, autista nível 3 de suporte. Fundou a Liga Autismos, uma plataforma de cursos e materiais técnicos científicos para auxiliar profissionais e pais que buscam ser suporte aos filhos no que tange a aprendizagem e intervenção baseada em evidências. É autora de diversos materiais: Ebook-PEI Treino Parental, Meu Filho é Autista – guia de bolso, Autismo em Mulheres. Suas áreas de interesse e pesquisa são muito específicos e compreendem os seguintes temas: Fluência Comportamental, Comportamentos interferentes, Metrologia, Governança/Gestão de processos.

Esp. Renata Lirani (Santos/SP)
Graduada em Serviço Social – Universidade Paulista. Especialização Latu Sensu em Gestão e Trabalho Social com Famílias: Competências, Fundamentos e Práticas. Unifatec – 2021. Capacitação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e outros Transtorno de Desenvolvimento em Contexto Escolar – 2022. Curso Aplicadores ABA – 2022 e Curso Manejo Comportamental nos Contextos Clínico e Escolar pelo Instituto Abacare em parceria com a Chacur&Chacur 2022. Sistema de Comunicação de Trocas de Figuras (PECS) – 2022. Treinamento de Gerenciamento em Crises Comportamentais – 2023. Assistente Social, com 05 anos de experiência, atuando nas políticas de assistência, saúde e educação, voltado a promoção e defesa de direitos das Pessoas com Deficiências. Consultora em projetos sociais e estruturação de instituições no terceiro setor.
