III Simpósio de Autismo 2024
Na Baixada Santista
III Simpósio de Autismo está marcado para os próximos dias 22, 23 e 24 de Março de 2024 e reunirá diversos profissionais, especialistas nos temas, vindos da baixada santista e de outros estados.
O evento vai oferecer:
- 9 palestras de quarenta e cinco minutos;
- 3 mesas redondas com duração de até uma hora e trinta minutos cada;
- 1 Pocket Curso com CEO do Instituto Ico Project e a Secretaria de Saúde de de Curitiba/PR;
- 1 master class com duas e horas de conteúdo sobre “Comorbidades no Transtorno do Espectro Autista: uma visão da neurociência” com Dr. Paulo Liberalesso, médico especialista em neurologia e mais trinta minutos para perguntas e respostas;
- 1 palestra Bônus sobre “Comunicação Alternativa e Aumentativa: uma prática clínica” com Aída Brito, psicóloga especialista em análise do comportamento aplicada.
- 1 palestra surpresa;
- sorteios de brindes e certificados
. A jornada presencial se estenderá por vinte e quatro horas, proporcionando certificação aos aproximadamente 200 participantes esperados no auditório Cristal do Hotel Bourbon Santos.
Sobre a curadoria da nossa gestora Ana Paula Chacur, o evento contam com as coordenações técnicas dos Professores Doutores Francisco Baptista Assumpção Junior, médico especialista em psiquiatria da infância e adolescência e Celso Goyos, psicólogo especialista em análise do comportamento aplicada. Percursores no tratamento e acompanhamento do autismo no Brasil. Porém, mais relevante do que o pioneirismo que ambos trazem em seus currículos, está o incontestável comprometimento com o contexto social, econômico e político que impactam as famílias que vivenciam os desafios no tratamento e acompanhamento não apenas do diagnóstico de TEA, mas também tantos outros diagnósticos negligenciados na atualidade. É uma honra tê-los mais uma vez nessa jornada que, durante nove anos, temos construído na Baixada Santista.
Para discutirmos o tema de forma mais específica e interativa, a configuração do Simpósio propõe reflexões, desafios, possibilidades e práticas em relação aos acessos, direitos e acompanhamentos, da criança e do adolescente diagnosticado com transtorno do espectro autista (TEA) à saúde integral. A necessidades de outras especialidades para além dos especialistas em neurologia e psiquiatria, como por exemplo atenção à saúde primária, complexidade na realização de exames simples, acesso a especialistas da endocrinologia, clínica geral, ginecologia, odontologias entre outras áreas, que acompanham nossas vidas do dia que nascemos e ao longo da vida. Como podemos melhorar esse caminho dentro da saúde pública e privada?
Como sempre, tudo vem sendo organizado com responsabilidade, pesquisa e carinho, principalmente para você que trabalha, convive e acompanha os transtornos do neurodesenvolvimento nas mais diversas esferas e níveis.
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Horário
III Simpósio de Autismo
(3 dias – Aberto ao público):
22/03/2024 (Sexta-feira) das 15 às 21 horas
23/03/2024 (Sábado) das 8 às 19 horas
24/03/2024 (Domingo) das 8 às 15 horas
Valores
Lote 2 – de 16/02 até 10/03 PRORROGADO
- R$ 1.049,00___ Parcelado em até 10x sem juros
- R$ 839,00____ À vista pix
- R$ 734,00_____ Grupo de 5 pessoas (à vista via Pix)
Lote 3 – de 010/02 até 20/03 ou término das vagas
- R$ 1.251,00___ Parcelado em até 10x sem juros
- R$ 938,00____ À vista pix
- R$ 813,00_____ Grupo de 5 pessoas (à vista via Pix)
Objetivo
- Ampliar o olhar e a prática clínica do profissional de saúde mental que atua diretamente com os transtornos e comorbidades do neurodesenvolvimento.
- Trazer conhecimento, informações, capacitações, outras habilidades e técnicas atualizadas sobre o TEA e comorbidades para o público diverso.
Público Alvo
Destinado à profissionais de saúde, educação, assistência social, pais, familiares e cuidadores de crianças e adolescentes autistas.
Certificado
III Simpósio de Autismo: 22h
Local – ( Em definição )
Auditório Cristal do Hotel Bourbon Santos
Av. Marechal Floriano Peixoto, 42 – Gonzaga, Santos/SP
Os Palestrantes
Dr. Francisco Assumpção
Graduado em Medicina pela Fundação do ABC, mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica/PUC), pós-doutorado pela Universidade de Londres e livre docência pela Faculdade de Medicina da USP. Professor Associado do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Com expertise na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente com deficiência intelectual, sexualidade, psiquiatria infantil e autismo. Autor de diversos livros entre eles “Autismo Infantil: novas tendências e perspectivas, ed. Atheneu”.
Dr. Celso Goyos
Professor associado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde atua desde 1979. Mestre em Applied Behavior Analysis pela Western Michigan University (EUA, 1978), sob orientação de Jack L. Michael, Doutor pela USP (1986), sob orientação de Carolina M. Bori, pós-doutorados na Bangor University (Reino Unido, 1990), com C. Fergus Lowe, na University of Kansas (1996, 2000), com Richard S. Saunders; e na University of California, San Diego (EUA, 2010), com Edmund Fantino; professor convidado Trinity College Dublin (Irlanda, 1988), Università di Palermo (Itália, 1993), Universidad de Oviedo (Espanha, 1993), autor do software Mestre, do livro Ensino da Fala para Pessoas com Autismo (Edicon, 2018), e de dezenas de artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Orientou mais de 40 dissertações de mestrado, 20 teses de doutorado, e 10 estágios de pós-doutorado. Coordena o Instituto LAHMIEI-Autismo, e o curso de Pós-Graduação em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Atrasos de Desenvolvimento Intelectual e Linguagem; professor e orientador credenciado nos programas de pós-graduação stricto sensu em Psicologia e em Educação Especial da UFSCar. Membro associado da Associação de Análise do Comportamento – Brasil (ACBr, emérito), da Associação Brasileira de Ciências do Comportamento (ABPMC – analista do comportamento credenciado) e da Association for Behavior Analysis International (ABAI, emérito), desde 1977. Editor associado da Espectro: Revista Brasileira de Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, atuou como parecerista ad hoc para CNPq, FAPESP, membro do conselho editorial da The Analysis of Verbal Behavior, European Journal of Behavior Analysis, parecerista ad hoc de vários outros periódicos científicos.
Dr. Paulo Liberalesso
Graduado em Medicina, Residência médica em Pediatria e Residência médica em Neuropediatria pelo Hospital Pequeno Príncipe, Curitiba-PR. Pós-graduação em Epileptologia pela UNIFESP. Mestre em Neurociências pela UNIFESP. Doutor em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Supervisor do Programa de Residência Médica em Neuropediatria (Nível R3 / R4) do Hospital Pequeno Príncipe.. Presidente do Departamento de Neurologia da Sociedade Paranaense de Pediatria. Presidente do Departamento de Residências Médicas da Sociedade Paranaense de Pediatria (2010-2012). Membro Efetivo do Departamento de Neurologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Me. Tatiana Takeda
Advogada atuante em Direito de Família, Direito Educacional, Direito à Saúde e Direitos da Pessoa com Deficiência. Graduada e Pós-graduada em Direito pela PUC- GO. Mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento, pós-graduada em Direito Educacional, Ensino Estruturado para Autistas, Direito da Criança, Juventude e Idoso, e outras áreas do Direitos. Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/GO (2022/2024) e Membro da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência junto ao Conselho Federal da OAB (2019/2025). Autora/coautora de livros, ebooks, artigos científicos e cartilhas, entre eles os livros “Theo: Poucas Palavras e Muitos Sentimento” e “Autismo: Legislação e Jurisprudência”. Administradora do “Direito e Inclusão”. Mãe do Theo Luiz e da Ana Teresa.
Dra. Renata Tibiryçá
Graduada em Direito e Especialista em Direitos Humanos pela USP. Doutora e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós Doutora em Educação Especial pela UFSCAR. Defensora Pública do Estado de São Paulo.
Professora de cursos de Pós-Graduação ministrando disciplina sobre Direitos das Pessoas com Deficiência.
Coordenadora do Núcleo dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência
Dra. Karen Baldin
Médica Neurologista pela UNICAMP. Pós-graduação em Psiquiatria Infantil Lato Sensu pelo POSFG. Título de Especialista em Pediatria pela SBP. Título de especialista em neurofisiologia clínica pela SBNC. Residência de pediatria pelo Hospital Infantil Municipal Menino Jesus e Residência médica de neurologia infantil pela UNICAMP.
Médica colaboradora do serviço de neurologia infantil do Hospital Guilherme Álvaro e Santa Casa de Santos. Diretora Clínica da NeuroDesenvolver, autora do ebook: “Sinais de Autismo de 0-2 anos” e coautora “Projetando para o Autismo”.
Dr. Cahuê Talarico
Doutorando em Direito Civil pela PUC/SP. Mestre em Direitos Difusos e Coletivos. Pós-graduado, lato sensu, com docência. Graduado em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos (2002). Professor. Coordenador do Comitê Jurídico da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down – FBASD. Diretor Jurídico da Associação Nacional para Inclusão de Pessoas Autistas. Advogado. Presidente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/ Santos. Membro da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/ SP e Membro Consultor da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB.
Me. Elyse Matos
Advogada. Mestre em Direito Francês, Europeu e do Comércio Internacional pela Universite Sorbonne (Paris II); especialista em direito financeiro e tributários pela Universidade Sorbonne (Paris II). Certificada em Inovação pela Stanford University. Membro consultivo da Comissão de Direito da Pessoa com Deficiência do Conselho Federal da OAB. Fundadora do Instituto Ico Project responsável pela implantação, no Brasil, do programa de Treinamento de pais da Organização Mundial da Saúde, dentro do SUS de Curitiba. Membro da coordenação do movimento Capricha na Inclusão.
Dr. Rafael Augusto Silva
Graduado em Psicologia pela Universidade Anhembi Morumbi; Especialista em Terapia Comportamental pela USP (Universidade de São Paulo); Mestre em Psicologia Experimental pela USP (Universidade de São Paulo); Doutor em Psicologia Experimental pela USP (Universidade de São Paulo). Diretor de Ensino e Pesquisa do Grupo Método IC e teve recentemente um artigo de sua autoria em parceria com Dra. Paula Debert e o Dr. Caio F. Miguel, com o tema “Testes de equivalência com tentativas intercaladas com reforçamento por meio do Go/no-go com estímulos compostos em crianças com autismo” publicado na Revista Brasileira de Análise do Comportamento.
Dra. Giovana Escobal
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É especialista em análise do comportamento aplicada ao autismo: Avanços no tratamento e pesquisa. Possui Mestrado e Doutorado em Educação Especial pela UFSCar. Pós-doutora em Psicologia, com bolsa FAPESP (2010/11201-9). É Diretora do Instituto Abacare e professora de Educação Especial na Prefeitura Municipal de São Carlos. É Editora Associada da International Journal of Behavior Analysis and Autism Spectrum Disorders (IJOBAS). Atuou em disciplinas da graduação e pós-graduação, co-orientou informalmente pesquisas de vários dos demais membros do laboratório e foi orientadora credenciada pela FAPESP para bolsas de Iniciação Científica. Realizou estágio de pesquisa no exterior na University of Kansas, Lawrence, sob supervisão de Richard Saunders durante o mestrado e realizou estágio de doutoramento sanduíche no Departamento de Psicologia da Universidade da California, campus San Diego, com orientação do Prof. Dr. Edmund Fantino e da Profa. Dra. Stephanie Stolarz-Fantino.
Dr. Fabrício Cardoso
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco e mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco e Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física e Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos -LIEENP da Faculdade CENSUPEG; professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Dra. Carolina Quedas
Pós Doutoranda em Avaliação Psicomotora no TEA pela Unicamp. Doutora e Mestre em distúrbios do desenvolvimento pelo Mackenzie, Pós graduação de Análise do Comportamento Aplicada pelo CBI of Miami, Pós graduada em Psicomotricidade pela Faculdade São Luiz e Pós graduada em Educação física Adaptada para populações especiais pela FEFISA. Graduada em Fisioterapia pela Uninove, Educação física pela UNICID e Pedagogia Pela Sumaré. Certificação Internacional do Modelo ESDM (Early Start Denver Model) pelo Instituto MIND da Universidade da Califórnia (EUA). Idealizadora do Projeto TEA em Movimento e Coordenadora de curso de graduação e professora de cursos de
Pós-graduação pela Universidade Anhanguera, unidade Osasco-SP. Autora do ebook Avaliação e Estratégias de Intervenção Motora no TEA e Coautora do Livro Autismo ao longo da vida.
Profa. Cacilda Velasco
Arqta. Christiane Coimbra
Dra. Dafne Fidélis
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Diretora do Instituto Abacare. É Mestre em Psicologia pelo Departamento de Psicologia da Universidade Federal (UFSCar). É docente e colaboradora do Instituto LAHMIEI Autismo UFSCar.
Tem experiência na área de educação especial, clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise do Comportamento Aplicada, Transtorno do Espectro Autista, atrasos no desenvolvimento.
Profa. Milena Carneiro
Me. Natalie Brito Araripe
Psicóloga (CRP 11/6605). Analista do Comportamento certificada internacionalmente pelo BACB. Certificada em PEERS para adolescentes. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Possui Master em ABA pelo ABA Spaña (VCS pela ABAI). Atua como diretora operacional e Supervisora na LUNA ABA e professora da especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo do CBI of Miami. Atuou, durante 03 anos, como coordenadora do setor de desenvolvimento atípico da Imagine TC. Possui experiência em docência no ensino superior, nas disciplinas de ludoterapia, desenvolvimento infantil, desenvolvimento do adolescente, psicologia educacional e análise do comportamento. Possui experiência nas áreas de psicologia escolar , pelo IFRN e hospitalar, pela EBSERH. Tem publicações na área de Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Habilidades Sociais e na área de Psicologia da Educação.
Dr. Marcus Vinicus
Especialização em Ortopedia Pediátrica | Escola Paulista de Medicina, 2000
Fellowship em Ortopedia Pediátrica | Children’s Memorial Hospital, Chicago, 2002
Mestrado | Escola Paulista de Medicina, 2006
AACD, corpo clínico, 2009 a 2022
Diretor clínico da AACD, 2017 a 2021
Chefe da Residência Médica, setor Ortopedia Pediátrica, Santa Casa de Santos, 2004 a 2022
Observership em Malformações Congênitas | Montreal, 2012
Programação
III Simpósio de Autismo
1º Dia - 22 de Março, Sexta-feira das 15h às 21h
14h – Credenciamento
15 h – Abertura Oficial
15h30 – 1º Palestra
Fases de transição no TEA: da infância à puberdade o que muda.
Palestrante: Dra. Karen Baldim
16h30 – Mesa Redonda
Desafios do acompanhamento clínico no TEA na infância e adolescência. (Dra. Juliana Godoy, Esther Santana e aguardando demais confirmações).
Mediação:Dra. Karen Baldin
18h – Perguntas à mesa
18h30 – Intervalo (30 minutos)
19h – 2º Palestra
Psicomotricidade: relevância do trabalho psicomotor diante dos atrasos do neurodesenvolvimento.
Palestrante: Profa. Cacilda Velascos
20h – 3º Palestra
TEA: evolução do conceito/estrafiticação.
Palestrante: Dr. Francisco Assumpção
21h – Encerramento do 1º dia
*Programação sujeita a alteração
2º Dia - 23 de Março, Sábado das 8h às 19h
8h – Master Class
Comorbidades no transtorno do espectro autista: uma visão da neurociência.
Professor: Dr. Paulo Liberalesso
10h – Intervalo
10h30 – 1º Palestra
Sexualidade na adolescência: particularidades, desafios e treinamentos em auto cuidado a partir das comorbidades.
Palestrante: Me. Natalie B. Araripe
11h15 – 2º Palestra
Segurança e comportamentos desafiadores no autismo.
Palestrante: Dr. Rafael Augusto Silva
12h30 às 14h – Almoço
(não incluso no valor do ingresso)
14h – 3º Palestra
O papel da fisioterapia no TEA: quando encaminhar ao especialista.
Palestrante: Dra. Carolina Quedas
14h45 – 4º Palestra
Acomodações Sensoriais necessárias na puberdade: particularidades no autismo.
Palestrante: aguardando confirmação
15h30 – 5º Palestra
Programa Parietal para crianças com TDHA.
Palestrante: Dr. Fabrício Cardoso
16h15 – Intervalo
16h45 – Master Class
TEA: estratégias e especificidades no tratamento odontológico.
Palestrante:Dra. Priscilla Corbisier
17h30 – Mesa Redonda
O Cenário das práticas baseadas em evidências no brasil: Desafios, Possibilidades e Regulamentação
Participantes: Dr. Celso Goyos, Dra. Giovana Escobal, Me. Dafne Fidelis
Mediação: Dr. Paulo Liberalesso
19h00 – Perguntas à mesa
19h30 – Encerramento
*Programação sujeita a alteração
3º Dia - 24 de Março, Domingo das 8h às 15h
8h – Palestra Bônus
Palestrante: (aguardando confirmação do participante)
8h45 – Palestra Surpresa
Palestrante: (aguardando confirmação do participante)
9h30 – Intervalo
10h – Mesa Redonda
O Direito à saúde Integral: o que dizem as leis e como têm sido aplicadas.
Participantes:Dra. Tatiana Takeda, Dr. Cahuê Talarico, Dra. Renata Tibiriçá
Moderação: Milena Carneiro
12h – 13h30 – Almoço
(Não incluso no valor do ingresso)
13h30 – Mesa Redonda
Políticas Públicas em Saúde para TEA: como algumas cidades têm encontrado soluções efetivas.
(aguardando confirmação dos participantes)
Moderação: Me. Elyse Matos
15h – Sorteio e Encerramento
*Programação sujeita a alteração